Ygor Werner

BENEFÍCIOS DO TESTAMENTO PÚBLICO

O testamento representa uma interessante modalidade de planejamento sucessório. Por meio dele, o testador tem a possibilidade de estimular a destinação de parte de seu patrimônio – caso possua herdeiros necessários – ou da integralidade dele, caso não possua herdeiros necessários.

São três as modalidades de testamento atualmente válidas no Brasil: Particular, cerrado (também conhecido como fechado) e público.

Dentre os três, o testamento público é o mais conhecido e igualmente praticado, especialmente por oferecer três diferenciais que garantem tranquilidade ao testador e segurança aos herdeiros após o falecimento daquele. Veja só:

1 – Uma cópia do testamento fica arquivada em Cartório, por isso, caso o original seja extraviado, pode-se obter uma segunda via no Tabelionato onde foi feito o testamento;

2 – O teor do testamento é revelado apenas com a morte do testador, quando somente então herdeiros ou outros interessados terão acesso ao documento; e

3 – Após feita a anotação do testamento público em cartório, esse é comunicado ao Registro Central de Testamentos Online, garantindo que após o falecimento a vontade do testador seja conhecida e, portanto, cumprida.

É claro que cada caso exige suas peculiaridades, mas percebo que na prática são esses três pontos os grandes diferenciais na decisão do cliente que pretende testar.

Em caso de dúvidas, me encontro à disposição para auxiliá-los!

Forte abraço!